quarta-feira, 30 de abril de 2014

O MTG tem nova assessoria de Imprensa

         Em reunião, nesta manhã, na sede do MTG, Felipe Basso reassumiu as relações com a imprensa pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. A empresa Bastos produções, com Rogério Bastos e Liliane Pappen continuarão com a intermediação das noticias do tradicionalismo  para o jornal Eco da Tradição e redes sociais.
Contato da imprensa:
imprensa@mtg.org.br

terça-feira, 29 de abril de 2014

Extra! Extra! Eco da Tradição de maio

Eco da Tradição de maio no forno. Mas você já pode ver a capa...
Mulheres de sucesso: A importância do prendado na vida profissional delas;
Deputado Ernani Polo e o Passaporte Equestre;
FECARS: De 01 a 04 de maio em Viamão;
Prendas do RS deixam mensagem de despedida ;
Vem ai a fase final da 44ª Ciranda Cultural de Prendas;
Opinião: Secretario Roque Jacoby sem medo do tempo;
Lucas Xavier conquista titulo inédito para Marau e para a 7ªRT e muitooooo mais no Eco da tradição de maio que será distribuido na FECARS.

sábado, 26 de abril de 2014

Sábado de reuniões na sede da 1ª Região

            A manhã de sábado, dia 26 de abril, foi de grande movimentação na sede da 1ª Região Tradicionalista. Foram realizadas duas reuniões importantes para o ano de 2014. Em uma sala, liderados pelo vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha - MTG, Gustavo Bierhals, com participação de Vanessa Welter, o SENAC deu orientações sobre cuidados com a gastronomia durante o periodo do acampamento farroupilha extraordinário, que acontecerá no período da copa do mundo.
            Já em outra sala, o vice-presidente de administração do MTG, Nairioli Callegaro, juntamente com o assessor jurídico-chefe, dr. Pedro Coelho, componentes do Conselho de Ética do MTG, trabalhou com as comissões de ética regionais.

domingo, 20 de abril de 2014

Editorial - Voluntários do Movimento Tradicionalista Gaúcho

Voluntários do Movimento Tradicionalista Gaúcho

          O Movimento Tradicionalista Gaúcho se organiza em quatro instâncias: a célula fundamental (CTG, Piquete, Grupo de Arte, etc), a organização regional (limitada a uma região do estado), o MTG (federação estadual de CTGs e entidades afins) e a CBTG (Confederação Nacional de MTGs). Em todas essas áreas do tradicionalismo, o que predomina é o voluntariado, ou seja, as pessoas participam sem coação nem imposição de ninguém.

          Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é a pessoa que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades ...”. O tradicionalista, portanto, é um voluntário que se dedica ao Movimento sem receber qualquer pagamento por isso e age para que a entidade da qual faz parte alcance seus objetivos.

          O Movimento valoriza e executa diversos concursos. As disputas são constantes no Movimento e envolvem todas as áreas de abrangência – artística, campeira, desportiva e cultural – contando sempre com voluntários na qualidade de avaliadores. Sim, não há disputa que se faça sem juízes, sem avaliadores, sem alguém que defina quem foi melhor na competição.

          Sabedor dos problemas decorrentes da avaliação – que sempre terá um determinado grau de subjetividade – o Movimento criou regulamentos, elaborou planilhas, detalhou cada item a ser avaliado. Ou seja, as medidas administrativas sempre foram adotadas para que a avaliação seja a mais justa e imparcial possível. Mesmo assim, sempre haverá a possibilidade do engano, do erro humano, da interpretação equivocada. Não há registros ou comprovações de má intenção para favorecer ou prejudicar alguém. Os avaliadores são indicados por seu conhecimento técnico e, principalmente, por suas qualidades éticas e morais.

          De todos os concursos, os mais delicados são o Entrevero Cultural de Peões e a Ciranda Cultural de Prendas. São delicados porque envolvem predominantemente jovens e porque as famílias se engajam de tal forma, que às vezes é difícil distinguir o concorrente dos pais, em termos de nervosismo e ansiedade diante das provas.

          Infelizmente, é comum que depois de divulgado o resultado desses eventos, haja reclamações. Verifica-se isso nos CTGs, nas etapas regionais e na etapa estadual ou nacional. Quem ganha fica faceiro, quem perde sempre acha que foi injustiçado.

          É comum verificarmos afirmativas do tipo: “mas o fulano foi melhor”, “o sicrano errou aqui e ali e, mesmo assim ganhou”, “meu peão foi mal avaliado”, etc. essas são afirmações que mostram pontos de vista, revelam gostos e conceitos pessoas, normais para essas ocasiões. Infelizmente ouvimos, também: “foi um roubo”. “são cartas marcadas”, “é uma politicagem”, etc. Estas são afirmações que entristecem, que fazem chorar e que agridem.

          Quem reclama de resultados se vê como um “voluntário” no Movimento. Alega que não ganha nada e que só gasta com o Movimento. Esquece ele, o reclamante, que os avaliadores também são voluntários, eles também não ganham nada. Eles, os avaliadores, se encontram numa situação muito delicada, pois além do voluntariado, se lhes exige um desempenho profissional no qual não admite erro e nem que tenham percepção e conceito diferentes daqueles que estão questionando.

          Portanto, como somos todos voluntários, quem sabe antes de reclamar ou de apontar o dedo ameaçador para um avaliador, nos lembremos de que o avaliador é tão voluntario quanto nós e que, por isso, merece ser respeitado e tratado como nós gostamos de ser tratados e respeitados.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Notícias da 30ª RT

GRUPO DE CANTO - CORAL DA 30ª RT 

         A Coordenadoria Regional da 30ª RT Do MTG/RS buscando cada vez mais uma participação nas atividades culturais de sua área de abrangência esta iniciando as atividades de seu grupo de canto coral. O mesmo estará sob a regência do Maestro Wagner Petry de Moraes.

       As atividades com inscrição dos interessados ( tradicionalistas, amantes do canto coral e comunidade em geral independente da idade) ocorrerão  dia   15 de Abril de 2014, as 19:30Hrs, nas dependências do CTG Terra Nativa em Novo Hamburgo.

Maiores informações ( 51) 8592 3820

Diretrizes do SAT 2014

MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO – MTG
DIRETRIZES PARA O PROJETO TRADICIONALISTA DE AÇÃO SOCIAL
“Alma no Olhar, Chapéu nas Mãos”!
(Em atendimento ao art. 3º. Inciso IV do Regulamento do ENART)

          I – INTRODUÇÃO

         O PROJETO TRADICIONALISTA SOCIAL – “ALMA NO OLHAR, CHAPÉU NAS MÃOS”, objetiva fazer com que os integrantes dos grupos de danças tradicionais e respectivas entidades que participam do ENART, (Força A e Força B), alcancem os objetivos do próprio evento e do Movimento Tradicionalista Gaúcho, especialmente quanto aos aspectos ideológicos, seus princípios e valores buscando o envolvimento dos jovens com os diversos segmentos de ordem assistencial, promovendo atividades artísticas, sociais e culturais no CTG ou em entidades de atendimento social, com a finalidade de valorização, melhora da autoestima e da qualidade de vida da comunidade local.

          II – JUSTIFICATIVA

         Atender ao item I da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho: “Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”.

         Apesar da existência de Leis, Estatutos e Regulamentos específicos regrando os diversos segmentos assistenciais em nosso Estado, ainda muito pouco é colocado em prática, no que se refere a direitos, dignidade, saúde, trabalho, esporte e lazer, voltados aquelas pessoas consideradas em vulnerabilidade social, como idosos, crianças, adolescentes, abrigados, etc.

        Em nossa comunidade Rio-grandense, na qual estão inseridos mais de 1.500 entidades tradicionalistas, é momento de reflexão: como devemos agir, para possibilitar a realização de atividades voltadas a pessoas em situação de risco social.

       A realização de pelo menos uma atividade sócio-artístico-cultural na comunidade em que está inserida a entidade tradicionalista, contribuirá para melhorar a interação social das entidades tradicionalistas bem como a formação social dos jovens tradicionalistas que atuarão no projeto.

       Para as entidades assistenciais que forem beneficiadas com o projeto, também restará um resultado positivo, pois as mesmas receberão os jovens em suas entidades para fins de integração, desenvolvimento de atividades, recebimento de doações, o que virá beneficiá-las, tendo em vista que as mesmas necessitam de apoio permanente.

        III – A EXIGENCIA REGULAMENTAR

        O Regulamento do ENART determina a necessidade de que os grupos de danças participem de atividades culturais e de envolvimento comunitário. Veja-se o que determina o inciso IV do artigo 3º. “Que a entidade tenha apresentado um relatório, em Encontro Regional de sua região, que comprove as atividades culturais e de envolvimento comunitário, com a participação do grupo de danças; devidamente avalizado pelo referido encontro, obedecendo as instruções publicadas pela Diretoria do MTG, se a inscrição for feita para o concurso de danças tradicionais”.

         IV – EXECUÇÃO DO PROJETO TRADICIONALISTA DE AÇÃO SOCIAL 2014

        Diante das considerações ficam estabelecidas as seguintes Diretrizes para o PROJETO TRADICIONALISTA DE AÇÃO SOCIAL – “ALMA NO OLHAR, CHAPÉU NAS MÃOS”:

        1 - Desenvolvimento:

Ação: “Realizar uma atividade de cunho social, físico, recreativo, artístico ou esportivo, voltado à instituições ou grupos sociais que necessitem de contribuição tanto material como de interação pessoal”.

         A realização desta atividade é de livre escolha da entidade e/ou do grupo, podendo abranger idosos, crianças e adolescentes, entidades de atendimento especial (APAES), entidades de atendimento e combate a drogadição, hospitais, creches, orfanatos, etc.

         A atividade consiste em um encontro de integração social entre os integrantes do grupo de danças (dançarinos, músicos e coordenadores), com os integrantes de grupos sociais, bem como comprovação da doação por parte dos integrantes do grupo de danças, à entidade escolhida, de matérias que auxiliarão a mesma em suas finalidades.

         Além da comprovação da doação material também deverá ser comprovada a ação de realização de atividade de integração do grupo com a entidade social escolhida, o que proporcionará momentos de lazer e descontração, bem como o conhecimento das atividades da cultura gaúcha, podendo preferencialmente contar com a participação do publico alvo nas atividades.

2 – Período de Execução:

        O período de realização do projeto será compreendido entre os meses de abril de 2014 a junho de 2014, ficando a definição das datas, duração e horários de desenvolvimento das atividades a critério do grupo, de acordo com o seu planejamento, devendo ser realizado antes da data de inscrição para a etapa inter-regional do ENART (25 de julho).

3 – Participações dançarinos e instrumental

          É necessária a participação no projeto de, no mínimo 50% dos integrantes inscritos no grupo de danças, bem como do musical, incluindo para a fase inter-regional.

          Os músicos que participarem de uma ou mais entidades da fase inter-regional deverão participar de pelo menos um Projeto Tradicionalista de Ação Social.

4 – Representante da entidade

        Nas atividades, será exigida a presença de, no mínimo, um dirigente da entidade, podendo ser patrão, capataz-geral (vice patrão), e/ou Diretor Artístico.

6 – Representante Coordenadoria Regional

        Deverá estar presente, na ocasião da realização da ação realizada pelo grupo, um representante da Coordenadoria Regional.

V – COMPROVAÇÃO DO PROJETO TRADICIONALISTA DE AÇÃO SOCIAL

“ALMA NO OLHAR, CHAPÉU NAS MÃOS”:

1 – A execução da ação deverá ser acompanhada por um membro da Coordenadoria Regional (Coordenador, Vice-Coordenador, Diretor, Secretário), que emitirá por escrito um parecer, o qual será encaminhado ao Coordenador Regional.

2 – A Entidade Tradicionalista encaminhará relatório à Região Tradicionalista, até a data definida em Encontro Regional, constando:

a) Comprovação descritiva e ilustrativa (fotos), das atividades desenvolvidas durante a ação;

b) Comprovação de participação de 50% dos inscritos na modalidade de danças tradicionais, incluindo instrumental);

c) Comprovação da participação de um integrante da Coordenadoria Regional;

d) Comprovação da participação do dirigente da Entidade Tradicionalista;

e) Comprovação de que na execução da ação(atividades), peões e prendas se encontravam devidamente pilchados;

3 – A Coordenadoria Regional deverá encaminhar, juntamente com as inscrições do grupo de danças para o ENART, uma ficha relatório (modelo em anexo), emitindo parecer sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo de danças.

Observações: O local da execução da ação poderá ser na entidade tradicionalista ou nas entidades beneficiadas pelo projeto, de comum acordo entre as mesmas.

Porto Alegre, em 07 de Abril de 2014.

Manoelito Carlos Savaris
Presidente

Elenir de Fátima Diel Winck
Vice-Presidente de Cultura

Iara Vanice Rott
Diretora de Cultura Interna

domingo, 13 de abril de 2014

Vem de Marau o Peão Farroupilha do RS

Foi na madrugada de domingo que foi proclamado o resultado do 26º Entrevero Cultural de Peão Farroupilha. Foram dois dias de provas na cidade de Giruá, e agora, a 27ª edição acontecerá em Marau, no ano de 2015

Categoria Peão
Peão Farroupilha do RS - Lucas Henrique Xavier - 7ª RT          
2º Peão Farroupilha do RS - Gustavo Taynã Leal de Melo - 3ª RT
3º Peão Farroupilha do RS - Gregory Gonçalves - 11ª RT

Categoria Guri
Guri Farroupilha do RS - Andrei Righi Seixas - 13ª RT
2º Guri Farroupilha do RS - Gustavo Henrique dos Santos - 9ª RT
3º Guri Farroupilha do RS - Giulio Ariel Menin - 20ª RT

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Antecipe sua inscrição no 15º Seminario de cultura Campeira

         Senhores Coordenadores Culturais

         É com muito carinho que cumprimentamos a todos, ocasião em que
informamos que as inscrições para o 15º SEMINÁRIO DA CULTURA CAMPEIRA
já podem ser efetuadas de forma antecipada, através do site do MTG.

         Essa forma de inscrição objetiva facilitar as inscrições e agilizar a emissão dos certificados
dos participantes do evento, os quais serão entregues ao final do mesmo.

        Agradecemos mais uma vez a colaboração de todos, solicitando que esta informação
seja repassada as entidades tradicionalistas de sua região.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
Data: 03 de Maio de 2014
Local: Parque do Sindicato Rural
RS 040, Km 17 - parada 69 - Viamão - RS

Programação:
08:00 Recepção e Credenciamento
9:00hs - Palestra: “Doma Tradicional”
Palestrante: Flavio Adriano de Mello
10:30hs -  Palestra: "Habilidades de Guasqueiro"
Palestrante: Maicon Paim 


Um abraço a todos.

     Elenir de Fátima Dill Winck                                              Iara Vanice Rott     
Vice-Presidente de Cultura do MTG                            Diretora de Cultura Interna do MTG

Encontros regionais



Encontro de Patrões da 5ª RT
Data: 06/04/2014
Local: Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul
Horário: Início 9h





ENCONTRO REGIONAL DE PATROES 

A Coordenadoria Regional da 30ª RT Do MTG/RS convida a todos os Patrões de sua área de abrangência para:
EVENTO: 274º ENCONTRO REGIONAL DE PATRÕES 
DATA: 09/04/2014
LOCAL: CTG ESTÂNCIA DA LIBERDADE – NOVO HAMBURGO
HORÁRIO: 20:OOHRS


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sossella recebe demandas do Movimento Tradicionalista Gaúcho

          O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, esteve com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), na manhã desta quinta-feira (3), para entregar um ofício solicitando que a Lei 11.719 de 2002 seja mantida. A lei institui oficialmente o rodeio crioulo como componente da cultura popular do Rio Grande do Sul, e foi alterada pela Lei 12.567, em 2006, que estabelece um conjunto de normas sobre infraestrutura, cuidados médicos, transporte de animais, canchas e bretes, formas de encilha e proteção dos animais. 

         Segundo Savaris, tratar a atividade como esporte, como prevê o PL 271/2013, contraria a história e foge do objetivo do tradicionalismo gaúcho. “O MTG trata de cultura regional, folclore e tradição gauchesca e se o tiro de laço for considerado esporte a instituição terá que se afastar da atividade que ela própria criou”, ressaltou o presidente. O deputado recebeu o documento e afirmou que irá tratar do tema com as bancadas.

         Também estiveram presentes na audiência o vice-presidente do MTG, Nairioli Callegaro, e o vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Gustavo Bierhals, que também entregaram ao deputado Sossella um convite para participar da Festa Campeira do RS (FECARS), de 1º a 4 de maio em Viamão, e do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart),  que será realizado em novembro  em Santa Cruz do Sul. O chefe de gabinete, Jair Müller, acompanhou o encontro.
Colaboração de 
Nathalia Kurtz
Rosângela Borges 
Letícia Rodrigues

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Extra! Extra! Saiu o Eco da Tradição de abril

02 de abril e o seu Eco da Tradição já está no forno... Hoje ainda, poderás ler on line

Mas já podes ir apreciando:
Secretaria da cultura lança Edita de R$2.500.000,00 pela petrobrás... depois não diga que não avisamos...Tá ai o edital!
Deputado Jorge Pozzobom entrega lei, no ENART, que coloca rodeios e festas campeiras no calendário oficial do estado. Quer saber as vantagens disso? Pagina 8 do Eco de abril
Eu sou do Sul, de Elton Saldanha é a musica tema dos festejos de 2014
Tudo isso e muito mais, as noticias da sua região estao no Eco da Tradição

Assembleia Legislativa aprova projeto que evita extinção da FIGTF

        A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), não corre mais o risco de ser extinta a partir do próximo ano devido  à aposentadoria iminente dos funcionários mais antigos.  A  continuidade dos trabalhos da instituição foi garantida pelos deputados estaduais que, em  sessão plenária realizada nesta terça-feira (1º de abril), aprovaram o Projeto de Lei 55, de 2014, que institui o Plano de Carreira e Vencimentos e reorganiza o quadro de cargos de provimento efetivo e os cargos em comissão e funções gratificadas.

       Para o presidente da FIGTF, Rodi Pedro Borghetti, essa decisão também vai permitir uma melhor adequação profissional para cada área de atuação da entidade. “Teremos condições de ter uma equipe especializada para desenvolver o objetivo previsto no nosso estatuto, que  é o estimulo à pesquisa e divulgação da cultura, folclore, tradição, arte e história do Rio Grande do Sul”.

        Borghetti salienta que a aprovação é resultado de uma luta que iniciou há 27 anos quando foi encaminhado o primeiro projeto requerendo a criação do quadro de pessoal da FIGTF. Desde então, foram apresentadas mais sete propostas, mas nenhuma delas entrou em votação.

         A possibilidade de fechamento da fundação preocupou não apenas a atual gestão, mas mobilizou ex-diretores, artistas e parlamentares. A  movimentação ganhou um peso ainda maior quando uma comissão formada por ex-presidentes  da instituição foi recebida, na terça-feira pela manhã, pelo presidente do Legislativo, deputado Gilmar Sossella, que demonstrou sensibilidade ao assunto e prometeu encaminhar ao plenário.

        O tema também contou o apoio do governador Tarso Genro, sua assessora Mari Perusso, e do deputado federal Ronaldo Zulke, que acompanhou todo o processo de negociação. De acordo com Zulke, a cultura do nosso Estado  e as suas diferentes manifestações ganham  um novo alento com essa aprovação.  A Sedac, através do secretário Assis Brasil, secretário adjunto Jéferson Assumção, e equipe também participaram ativamente do processo.

Rita Escobar
Imprensa FIGTF
Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore

terça-feira, 1 de abril de 2014

Capacitação para a Copa do mundo

Inicia a capacitação dos piquetes integrantes do Turismo de Galpão durante o Acampamento Farroupilha Extraordinário

          Com base no bem sucedido projeto-piloto, ocorrido durante os festejos farroupilhas de 2013, o Turismo de Galpão ampliará o número de piquetes e entidades tradicionalistas participantes durante o Acampamento Farroupilha que acontecerá no período da Copa do Mundo FIFA. Na edição especial, serão 94 galpões com oficinas sobre o universo cultural dos gaúchos. A qualificação de integrantes destes piquetes e entidades tradicionalistas iniciará na terça-feira e quarta-feira, 01 e 02.

      A capacitação é divida em cinco módulos: bem receber, segurança alimentar, gestão ambiental, segurança do visitante e formação do gaúcho. A primeira etapa abordará os conceitos de bem receber e hospitalidade. As palestras serão apresentadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR). Na primeira noite, serão 55 participantes. Já no dia seguinte, participarão 80 pessoas. Os workshops acontecerão a partir das 19h30, na sede da 1ª Região Tradicionalista, na rua Landell de Moura, 430, bairro Tristeza.

       Turismo de Galpão - O Turismo de Galpão, realizado pelas secretarias municipais de Turismo (SMTUR), Cultura (SMC) e da Copa (Secopa), em parceria com a 1ª Região Tradicionalista e a Fundação Cultural Gaúcha, tem por objetivo aproximar os visitantes das tradições gaúchas e do ambiente dos galpões no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). O projeto tem por base o conceito do Turismo Criativo, que consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem em oficinas e cursos de pequena duração que tenham como conteúdo temas característicos da cultura do lugar visitado.

Cristiane Serra
Jornalista (MTB 15.898)
Assessoria de Imprensa

Secretaria Municipal de Turismo
 de Porto Alegre (SMTUR)