sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Santa Maria não terá desfile no 20 de setembro

NOTA OFICIAL DA 13ª RT REFERENTE À NÃO PARTICIPAÇÃO DOS CTG’s DE SANTA MARIA NO DESFILE FARROUPILHA 2014.

Em primeiro lugar a 13ª Região Tradicionalista faz parte da Comissão Executiva da Semana da Pátria e Semana Farroupilha de Santa Maria e continuará fazendo.
Esta nota baseia-se em fatos ocorridos desde a tragédia que enlutou nossa cidade e todo o Brasil e as decisões tomadas pelos Patrões das entidades tradicionalistas de Santa Maria, em encontro municipal realizado na noite de 02 de agosto de 2014, às 19h30min, na sede da Coordenadoria Regional.

Segue abaixo os fatos que foram fundamentais para esta decisão:

A 13ª Região Tradicionalista, com sede em Santa Maria, abrange 17 municípios da região centro do Estado e conta, atualmente, com 88 entidades filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. Dessas, 42 em Santa Maria.
Temos mais de 13.000 cartões tradicionalista, e mais de 40 mil integrantes em nossas entidades. Primamos pela moral, os bons costumes e pela família, nosso bem maior.
No dia 27 de janeiro de 2013, assim que fomos informados da tragédia que abalou nossa cidade, de imediato colocamos todas as entidades tradicionalistas a disposição dos órgãos públicos. Fomos até o Centro Desportivo Municipal, onde traçamos uma estratégia para apoiar as famílias e amigos das vitimas.
Contamos com o apoio de todos os CTGs, onde muitos foram utilizadas como alojamento e até mesmo para velórios. Com isso cumprimos o que prescreve a nossa carta de princípios no seu Artigo 1º - Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo.
Trabalhamos silenciosos, este é o nosso modelo, corpo a corpo dando alento às pessoas enlutadas, vimos e ouvimos os lamentos da sociedade.
Alguns dias, após a tragédia, convocamos um Encontro Regional, onde dentre os assuntos discutimos a situação de nossas entidades, pois sempre cumprimos as leis e somos a favor das coisas certas. Até aquele momento estávamos certos ou achávamos que estava, e daí veio à surpresa.

Tudo o que, para nós estava certo, passou a estar errado!

Vendo a preocupação de nossas entidades, buscamos aos poderes constituídos, formas para que a tradição e a cultura gaúcha não tivesse interrupção em sua caminha histórica. Nunca burlamos e não queremos burlar as leis.

Portanto devemos esclarecer alguns pontos que achamos importantes.
1 – Somos do Movimento Tradicionalista Gaúcho, cultuamos nossas tradições, de pais para filhos no decorrer dos tempos.
2 – Nossas entidades são civis sem fins lucrativos e todos seus integrantes ou dirigentes não recebem salário para desenvolver a cultura e a tradição mais linda do planeta, fazem por acreditar e por amor ao Rio Grande.
3 – Hora, se cultuamos as tradições é evidente que as nossas entidades tem estrutura diferente e com isso não podem ser tratadas da mesma forma que as outras, são galpões rústicos, mas acolhedores e com toda a segurança, e é isso que temos que considerar.
a) As nossas entidades não tem proprietários.
b) Sempre privamos pelo meio ambiente, plantamos, cuidamos e defendemos.
c) Salientamos, não somos empresas, portanto não temos fins lucrativos, somos tradicionalistas e prestamos serviços voluntários em prol de uma tradição.
e) Em nossos eventos não visamos lucros e sim cultuar as tradições, muitas e muitas vezes da prejuízo, prejuízo financeiro porque ganhamos sempre em cultuar nossas origens.
e) Se nossas entidades fecharem as portas não terão recursos para abri-las novamente e hoje temos três entidades interditadas, o CTG Estância do Jarau, o CTG Tropeiro Velho e Ponche Verde CTG, e com certeza teremos mais, pois muitas seus terenos foram doados a mais de 10, 20, 30 ou 50 anos e não era solicitado documentos de propriedade antes do ocorrido e é por isso que estavam com seus alvarás em dia no mês de janeiro de 2013. Agora, terão que se adequarem.
Com esses motivos, comunicamos que nossas entidades devem ser tratadas com isonomia as instituições similares que contribuem em prol da sociedade. Nunca fomos e nunca seremos, boates, danceterias, casas de show, dentre outras.

Após esta explanação vamos aos fatos que levaram a decisão a seguir:

1 – Como foi citado, em fevereiro de 2013 nossas entidades começaram um trabalho de adequação as normas vigentes, pois a partir da tragédia passamos a estar fora das leis, portanto como já dito somos sem fins lucrativos e vivemos de patrocínios ou doações.
2 – Sendo assim todas as entidades procuraram os órgãos detentores destas prerrogativas para se adequarem, mas se depararam com um grande fardo de taxas a serem recolhidas e um grande numero de novos equipamentos que não eram solicitados antes da tragédia, como por exemplo, hidrantes, para-raios, etc.
3 – O Coordenador Regional procurou o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público de Santa Maria, onde assumiu em conjunto, normas para que não cessassem nossas entidades de desenvolverem suas atividades e com segurança. Este acordo teria validade para a semana farroupilha de 2013, e dependendo da situação seria tratado caso a caso.
4 – Em razão das entidades serem sem fins lucrativos, as mesmas não possuem planejamento e estrutura para angariar em um curto ou médio espaço de tempo, fundos consideráveis, compatíveis com os custos para adequações estruturais.
5 – Realizamos a semana farroupilha de 2013 para arrecadar alguma quantia em espécie para realizarmos as obras previstas, conforme acordo e não houve nenhum incidente em nossas entidades.
6 – Salientamos que todas as nossa entidades estão imbuídas nesta adequação, mas as vezes o preço é bem elevado e dificulta a realização das mesmas.
7 – Para culminar ou fechar com chave de ouro a semana farroupilha todos são sabedores que realizamos a muitos anos o tradicional desfile tradicionalista, na Av. Medianeira.
8 – Para nossa surpresa alguns dias após o desfile veio ao nosso conhecimento que todos os carros que passarem pela Av. Presidente Vargas durante a concentração ou dispersão foram multados na esquina da rua Duque de Caxias com a Av. Presidente Vargas, por agente de trânsito do município de Santa Maria.
9 – Procuramos o senhor prefeito Cesar Schirmer, que imediatamente determinou ao Secretario de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, que nos recebesse em seu gabinete e instruísse como proceder para reverter esta situação e assim o fizemos.
Montamos todos os recursos e não obtivemos exito em nosso proposito, sendo assim as entidades tiveram que arcar com o valor das multas, agravando ainda mais a situação financeira das entidades, alias as multas em si não é o maior problema, pois todos sabemos que nosso desfile temático envolvem veículos, sendo estes emprestados por particulares ou empresas amigas das entidades. Com as multas, deixaram de emprestar os caminhões e camionetes, pois muitas estão com pontos nas carteiras por conta destas multas e com isso tem prejuízo considerável.
Saliento que, diferentemente do carnaval que recebe verbas significativas, afora a estrutura de arquibancadas, som e palanque oficial, nunca tivemos qualquer ajuda de custo por parte da prefeitura para custear o desfile temático em Santa Maria.

Baseado-se nessas situações, onde as entidades ficaram sem seus importantes colaboradores que disponibilizavam os veículos (caminhões/camionetes) para o desfile, e com isso viriam somente com cavalos para a avenida, deixando o restante de seu quadro social na entidade, causando com isso constrangimento aos que lá ficariam, pois as entidades são todo um conjunto, campeiro, artístico, cultural, esportes etc...ficou acordado em apoio a todos os integrantes das entidades que ESTE ANO NÃO TERÁ O DESFILE TRADICIONALISTA EM SANTA MARIA.

Salientamos que somente o desfile foi cancelado. Os demais eventos dos festejos farroupilhas tais como: abertura oficial com distribuição da chama crioula, ronda da chama crioula, eventos nas entidades, etc...estão mantidos.
         
Ildo Wagner
Coordenador da 13ª Região Tradicionalista

“Juntos somos fortes”

Nota de falecimento

          É com grande pesar que comunicamos o falecimento do amigo Luiz Carlos Durante, de Santa Cruz do Sul, tradicionalista abnegado, dedicado e um amante do ENART, pelo qual trabalhou muitos anos. O velório será CEMITERIO ECUMENICO DA PAZ ETERNA - Av Deputado Euclydes Nicolau Kliemann, 2501 -B. Vila Nova/Santa Cruz, a partir das 13:30hrs.

          Em seu facebook oficial, o Coordenador da 5ªRT, Luiz Clóvis Vieira, deixou uma mensagem:

          "Caros tradicionalistas da família 5ªRT, hoje com muita tristeza no coração venho aqui informar a perda de um grande amigo, conselheiro e muitas vezes fez papel de pai nas minhas horas difíceis.
          Homem que nunca mediu esforços para cumprir com sua função na RT, este homem muitas noites passou em claro para que todas as entidades estivessem com seus cartões em mãos na hora de suas apresentações ou nos rodeios . Falo do meu amigo Sr LUIZ CARLOS DURANTE, to sem ação nem palavras , ele faleceu na madrugada de hoje, não sei o que dizer nem como confortar sua família, TIA LISETE saiba que ele esta fazendo muita falta a este amigo, seu sorriso suas piadas e seus conselhos. Ele não podia ter feito isso comigo ir em bora sem falar comigo, Que Deus de a ele o melhor lugar e a mais forte luz para que nos ilumine aqui na terra pois ele agora é um anjo e estará sempre ao o nosso lado. DURANTE ONDE ESTIVER VC NUNCA SERA ESQUECIDO. QUE DEUS TE GUARDE BEM AO SEU LADO NO SEU RANCHO".

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Frente a Frente, na TVE, recebe Manoelito Savaris

         O Frente a Frente inicia sua nova temporada recebendo Manoelito Savaris, presidente de uma das entidades mais expressivas e simbólicas do Rio Grande do Sul, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O programa, que vai ao ar nesta quinta-feira, 28/8, às 22h, também estreia a sua nova apresentadora: Maria Helena Ruduit.

        Criado em 1966, o MTG dedica-se à preservação, ao resgate e ao desenvolvimento da cultura gaúcha. Na entrevista, Manoelito fala sobre os projetos e desafios da entidade. Manoelito é ex-seminarista, oficial aposentado da Brigada Militar, graduado em história e autor de oito obras literárias, duas com temática tradicionalista. 

           Participam do programa como entrevistadores convidados Rosana Orlandi, diretora do Galpão Crioulo, da RBS TV; Jéssica Mello, repórter do Correio do Povo; e João Vicente Ribas, jornalista e mestre em história com pesquisa sobre a identidade do gaúcho.

Lançado oficialmente o ENART 2014

           Foi na fria noite de 27 de agosto, na Bierhauss, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, que aconteceu o lançamento oficial da 29ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha.
          Formaram a mesa oficial do evento Manoelito Carlos Savaris, presidente do MTG, Cesar Antonio Cequinato, secretário municipal de desenvolvimento econômico, turismo, ciencia e tecnologia, que representou o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. 
           Também, o vereador Gerson Trevisan, que representou o deputado estadual. Jorge Pozzobom e o presidente da camara de vereadores da cidade. Antonio Pereira dos Santos, presidente  do COMLAZER (Conselho Municipal de Desenvolvimento do LAZER), Benjamin Feltrin Neto, conselheiro vaqueano do MTG e patrono dos festejos farroupilhas do RS, o presidente da comissão executiva do 29° ENART, Jorge Rohr, o coordenador da 5°RT, Luis Clóvis Vieira. Flavio Silva, presidente da ATS,  Flavio Haas, presidente da ASSEMP (Associação de entidades empresariais de Sta. Cruz do Sul), e Léo Schuingel, presidente da 30ª Oktoberfest.
           Jorge Rohr, presidente da comissão do ENART, disse que a equipe já está trabalhando para organizar mais uma edição, já que Santa Cruz faz isso há 18 anos, e que esta, a 19ª edição na cidade, mostra a hospitalidade do povo santa-cruzense para receber o Rio Grande tradicionalista.
          O vereador Gerson Trevisan entregou ao presidente do Movimento Tradicionalista Gaucho, Manoelito Carlos Savaris,  uma cópia da lei estadual Nº 14.578, de 22 de julho de 2014, que incluiu o ENART no calendário oficial de eventos do estado do Rio Grande do Sul, proposta pelo Deputado Jorge Pozzobom. A lei lida pela jovem Bruna Fischborn.
         Já a lei municipal, nº 7.066, de 29 de julho de 2014, declarando o ENART como patrimônio cultural e turístico de Santa. Cruz do Sul, proposta por ele, foi lida pelo jovem Pedro Henrique Feltrin.
          O presidente Manoelito agradeceu a dedicação da comissão executiva para que o ENART chegasse onde chegou, e reiterou a permanência do evento na cidade, ainda mais agora que Santa Cruz estabeleceu uma lei que destaca o festival e mostra sua importância para o município. Savaris fez questão de ressaltar que o ENART volta às suas origens e reúne, novamente, ATS e 5ªRT, trabalhando juntas para melhorias do evento, além de ter  o presidente da comissão executiva, oriundo da cidade, e com experiencia, como Jorge Rohr, e, junto dele, o próprio Armando Clóvis Ghewer. 
          Após os pronunciamentos, vários artistas locais mostraram seus talentos enquanto os convidados saboreavam um coquetel típico alemão.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Lançamento do ENART será nesta quarta, 27, em Santa Cruz

          A cidade de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, será palco nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, do lançamento do Enart - Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, edição 2014. A solenidade acontece a partir das 20h no Parque da Oktoberfest, reunindo autoridades Municipais, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (realizadores), e também comunidade.
          O ENART tem como objetivos a divulgação da cultura, a valorização da arte regional, a promoção do intercâmbio cultural entre os participantes e o incentivo ao desenvolvimento de novos talentos. O evento, que acontecerá de 14 a 16 de novembro em Santa Cruz do Sul, conta com o financiamento Pró-cultura RS, Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
          O festival deverá mobilizar aproximadamente quatro mil participantes nas modalidades de danças tradicionais forças A e B; chula; gaita; violino ou rabeca; violão; viola; conjunto instrumental; conjunto vocal; solista vocal, trova galponeira; declamação; pajada; causo gauchesco de galpão; e danças gaúchas de salão.
          Durante o evento também acontecerá a 15ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha, onde serão apresentados os trabalhos artísticos e de pesquisa produzidos pelas Prendas e Peões Regionais,  representantes das 30 regiões tradicionalistas. O evento está em sua 29ª edição, integra o calendário artístico-cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. 

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Atenção entidades filiadas ao MTG - Normativa da Receita federal

Entidades tradicionalistas com novas obrigações junto a Receita Federal

Gilberto Silveira, contador, e Firmo Faria, fazem um alerta as entidades tradicionalistas filiadas ao MTG sobre as novas obrigações que já valem este ano.

Um alerta importante aos tradicionalistas que tem inscrição no CNPJ (Receita Federal). Com a publicação da Instrução Normativa 1.420/2013 pela Receita Federal, ficou instituído a obrigatoriedade da apresentação, em formato digital, da escrituração contábil (ECD) de todos os fatos e atos contábeis e financeiros das entidades, ou seja, o que ora era realizado pelas entidades, com apenas elaboração do livro caixa, sendo que não necessitava ser autenticado, apenas arquivado junto com os documentos comprobatórios dos lançamentos, que inclusive, sabe-se que algumas entidades nem esta obrigação cumprem, com esta medida passará a compor a exigência  os livro diário e razão, balancetes e balanços.

A ECD deverá ser transmitida ao Sistema Publico de Escrituração Digital (SPED), a contabilidade deverá ser autenticada por certificado digital (ICP Brasil), os lançamentos com as movimentações tem que ser registrados mensalmente, a partir de 01/01/2014, porém a transmissão poderá ser feita até último dia útil do mês de junho 2015, referente aos fatos geradores de 2014. Segundo Gilberto Silveira, coordenador da 18ªRT, e contabilista, fica a certeza de uma grande repercussão negativa para as entidades principalmente no que tange a custos, pois será necessário contratar um profissional de contabilidade, gerando um novo custo bastante representativo ao orçamento das entidades.

            “Cabe ressaltar que é muito preocupante esta medida em virtude da falta de conhecimento técnico dos tesoureiros e membros das juntas fiscais, pois normalmente os estatutos não exigem qualificação para provimentos dos cargos, além das práticas contábeis não serem utilizadas normalmente, falta de critério quando da efetivação de despesas principalmente relativo aos documentos fiscais, Notas Fiscais, cupom fiscal, recibos, RPA, boletos e outros, as entidades passarão a ter que apresentar documentos idôneos para fins de registros contábeis” – explica Gilberto.

Outra situação é relativa à contratação de prestadores de serviço, que na realidade, hoje, todo e qualquer prestador de serviço, pessoa física, quando contratado por pessoa jurídica é obrigado a entidade  reter quando do pagamento  a alíquota de 11%  do valor do serviço relativo ao  INSS, e  na hora de recolher este tributo ainda tem que recolher  mais 20%  relativo INSS patronal portanto aumentando substancialmente o valor do serviço.
  
Os administradores de entidades mais estruturadas assimilarão mais rápido esta nova exigência, porém as entidades de menor porte , ou cujo o patrão seja despreparado nesta questão, terão muitas dificuldades, podendo a vir a gerar um passivo para a instituição em virtude de multas e infrações fiscais. Cabe ressaltar que as multas pelo não cumprimento desta legislação varia entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00 por mês calendário, há de se atentar a Lei de responsabilidade fiscal” – define Silveira, que completa: “Inevitavelmente deverá ser consultado e contratado um contador que será o responsável técnico pela escrituração contábil digital e toda assessoria tributária da entidade”.


CFor de patronagens em Tupandi - 15ªRT

          Mais um CFor de Patronagens que foi um sucesso. Desta feita, na cidade de Tupandi, 15ªRT. A programação do evento teve palestra com Iara Vanice Rott, que falou sobre constituição de empresas, a nova instrução normativa da Receita federal para as entidades sem fins lucrativos (CTGs).
          Odila Paesi Savaris discorreu sobre a lei do voluntariado, e, Manoelito Savaris, falou sobre história do Rio Grande do Sul e história do movimento, objetivos e estrutura administrativa do MTG e organograma da entidade. Josemar Basso palestrou sobre gestão de pessoas, aspectos como liderança, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos. Sobre organização de eventos ficou com o vice-presidente de eventos do MTG, José Roberto Fischborn.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Editorial do Presidente - É tempo de festejos farroupilhas

             O acendimento da Chama Crioula em Cruz Alta deu a ordem de inicio dos festejos farroupilhas neste ano de 2014. As cavalgadas que cortam o Rio Grande levam a luz da chama pra iluminar os galpões, as escolas, as praças públicas e os acampamentos.
A Chama Crioula encerra em si o sentimento de nativismo que toma conta de cada gaúcho. É inegável a influencia da história e da forma como a sociedade se criou sobre o comportamento geral da sociedade que não perde a oportunidade de manifestar o orgulho de ser gaúcho ou de “ser do Sul”.
Os festejos farroupilhas e o envolvimento social que se verifica nessa época do ano precisam ser reconhecidos. Por mais que alguém acredite ser o gaúcho uma invenção ou que a Revolução Farroupilha não foi importante, a sociedade ignora essas opiniões e festeja. Se a voz do povo é a voz de Deus, então não há o que se discutir: a Revolução Farroupilha foi um episódio que merece ser comemorada.
Já se disse que ser gaúcho é uma opção. Já sabemos que gaúcho e sul-rio-grandense não são sinônimos. A maioria concorda que fazemos parte de uma sociedade diferenciada porque tem a coragem de defender ideais e de cantar o hino farroupilha com entusiasmo. A maioria acredita na força da tradição e apoia a preservação de hábitos e costumes típicos. Portanto há um ambiente favorável para a realização das festividades e uma disposição para que isso ocorra.
Mesmo que tenhamos dificuldades de ordem financeira, com escassez de recursos ou com menos recursos do que desejaríamos ou precisaríamos, vamos fazer sempre o melhor possível. Cada tradicionalista vai fazer tudo o que puder, vai se doar e, seguidamente, vai “pagar a conta”. Se não pudermos fazer tudo o que desejaríamos faremos tudo o que pudermos nas circunstâncias atuais.
Ser do Sul também é saber superar as dificuldades e valorizar as coisas boas. Ser do Sul é enfrentar as dificuldades com denodo, é erguer a cabeça e encher o peito sempre que for desafiado a realizar. Ser do Sul é ser criativo e fazer mais do que a maioria faria, nas mesmas circunstâncias. 
Nesse período vamos comemorar e entoar inúmeras vezes o nosso hino farroupilha, vamos realizar rodeios campeiros e artísticos, vamos dançar, cantar, cavalgar e desfilar com muito orgulho, vamos andar pilchados mais do que em outras épocas e mostrar quem somos e qual o sentimento que nos domina.
A época é de congraçamento e de mútuo apoio. Se alguém nos agredir não vamos revidar, a não ser que seja inevitável. Se alguém nos acusar por sermos adeptos das coisas tradicionais, vamos ignorá-los. Se houver gente interessada em agredir o Movimento Tradicionalista e seus líderes, vamos absorver as críticas e responder com ações construtivas e úteis para a sociedade. Não podemos acreditar em tudo o que se ouve, nem em tudo o que se lê. Frente a alguma dúvida, o que um tradicionalista deve fazer é verificar e se informar antes de falar ou concluir.
Como arremate dessa mensagem de otimismo e incentivo a todos os tradicionalistas, concito a todos para que não se envolvam em polêmicas criadas que ocupam generosos espaços de mídia. Aqueles que preferirem gastar seu tempo com provocações desnecessárias ou com situações que em nada contribuem para o fortalecimento da cultura e da identidade regional, devem ser deixados de lado. Um velho jargão pode ser utilizado: “enquanto os cães ladram a banda passa”. Convido a todos para compor a banda!!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Festejos Farroupilhas - Comunicado

         O presidente da Fundação Cultural Gaúcha-MTG, Manoelito Savaris, informa que o cancelamento do Desfile Temático noturno deveu-se por falta de patrocínios da área privada. Os governos Municipal e Estadual cumpriram tudo aquilo que foi previamente acordado, seja em alocação de valores para os Festejos Farroupilhas, seja na realização de serviços necessários aos eventos. O Acampamento Farroupilha e o Desfile Farroupilha serão realizados normalmente sem qualquer alteração ou diminuição. O Desfile Temático (sem o uso de carros temáticos) será realizado junto com o Desfile Tradicional no dia 20 de setembro.

Manoelito C. Savaris

Presidente MTG

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Desfile Temático dos Festejos Farroupilhas será no dia 20 de setembro

        O Desfile Temático dos Festejos Farroupilhas será realizado, em 2014, no dia 20 de setembro, juntamente com o Desfile Tradicional. O comunicado é do presidente do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savaris.
 
          Segundo ele, as razões são exclusivamente financeiras, uma vez que a captação de recursos não atingiu o montante necessário para realização do evento nos moldes em que vinha sendo realizado nos últimos anos, ou seja, à noite de 19 de setembro e com a apresentação de carros temáticos. “É uma notícia triste, mas priorizamos a sustentabilidade financeira dos Festejos e da entidade”, afirmou. 
         Neste ano o Desfile Temático acontecerá a partir das 10 horas, com duração de 40 minutos, depois do desfile cívico e antes do desfile tradicional. Savaris salienta que o Desfile Temático era realizado juntamente com o Tradicional até 2008.

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
Celular: 51 9370 0619
Email: imprensa@mtg.org.br e 
Sandra.veroneze@pragmatha.com.br

CFor para Patronagens acontece no dia 23 de agosto em Tupandi

          O MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, realiza no dia 23 de agosto o curso CFor para Patronagens, em Tupandi, na 15ª Região Tradicionalista.
          A programação prevê palestra com Iara Rott sobre constituição de empresas e Odila Paesi Savaris sobre a "Lei do Voluntariado". Também acontecerá palestra com o presidente do MTG, Manoelito Savaris, sobre História do Rio Grande do Sul e História do Movimento, Objetivos e Estrutura Administrativa do MTG e Organograma. Josemar Basso falará sobre gestão de pessoas, em aspectos como liderança, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos. Sobre organização de eventos falará José Roberto Fischborn.
          O valor por pessoa, incluído o almoço, é de R$ 40,00. 
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
Celular: 51 9370 0619
Email: imprensa@mtg.org.br e 
Sandra.veroneze@pragmatha.com.br

Programa "falando em folclore", dia 22 de agosto

Programa inédito irá ao ar em cadeia de rádios e TV web reunindo pensadores do folclore no Rio Grande do Sul.

          Durante a realização do Projeto Ovinoart, Festa das Nações e 12ª Penca da Musica Nativa, evento que está sendo realizado no Parque de Exposições de Santana do Livramento, desde 16, até 24 de agosto, com extensa programação, destaca-se o dia 17, onde já aconteceu o concurso artístico da 18 ª RT, com as modalidades de danças tradicionais, dança de salão, chula, interprete solista vocal, declamação em todas as categorias.
          E, no dia 22 de agosto,” DIA DO FOLCLORE”, será apresentado, via rede de radio, Web, FM e TV web Cidade 10, ao vivo, programa alusivo ao folclore com a participação dos maiores expoentes do Rio Grande do Sul. Já confirmados Paixão Cortes, Paula Simon Ribeiro, Ivo Benfatto, Manoelito Savaris, e Rodi Pedro Borghetti. 
          O Programa levará o nome de “FALANDO EM FOLCLORE”, totalmente idealizado para comemorar a data, e apresentar a sociedade posições claras sobre a importância do folclore para a sociedade. Diversas apresentações artísticas e culturais serão apresentadas durante o período em que o programa estiver no ar. O inicio está previsto para as 17 horas e até as 19 horas do dia 22.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Nota de Esclarecimento

          O presidente do MTG vem a público para esclarecer que todos os valores aplicados na Festa Campeira do Rio Grande do Sul – FECARS, realizada em maio na cidade de Viamão, foram conforme plano de trabalho previamente aprovado. O restaurante INSTALADO NO PARQUE DE EVENTOS, local em que foi realizada a Festa, foi uma empresa que tem sede Tramandaí e que instala restaurantes em feiras, rodeios e eventos diversos. Pois essa empresa montou o restaurante em Viamão porque não houve interessados naquele município. 
          A nota fiscal, cuja cópia, está circulando nas redes sociais é verdadeira, corresponde à alimentação das equipes de trabalho da FECARS. 
Reitero: O restaurante funcionou em Viamão. Qualquer outra interpretação em nada contribui e somente pode ser entendida pelos interesses dos seus autores.

Manoelito Savaris 
Presidente do MTG

sábado, 16 de agosto de 2014

Chama Crioula acesa - Iniciam os festejos farroupilhas do RS

           A distribuição da chama crioula oficial do Rio Grande do Sul ocorreu no Parque de Exposições de Cruz Alta. Mais de mil cavalarianos, de diversas partes do estado, participaram da solenidade. "A Chama Crioula representa o sentimento nativista do gaúcho. Ela é, de alguma forma, a alma gaúcha transformada em fogo e nós nos orgulhamos disso", disse Manoelito Savaris, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
          Acesa na tarde da sexta-feira, dia 15, no distrito de Benjamin Nott, em frente à cruz que deu nome à cidade de Cruz Alta, foi  a primeira atividade do evento, que é a geração da chama. Durante a tarde e noite da sexta os jovens, vindos de todo o Rio Grande do Sul, puderam reeditar o evento Acampamento da Juventude Gaúcha, com diversas atividades culturais e recreativas.
          Diversas autoridades estiveram presentes, inclusive prefeitos municipais a cavalo, buscando a chama para seu Município.





Melhores momentos do acampamento da juventude gaúcha

         Durante a tarde e noite da sexta os jovens, vindos de todo o Rio Grande do Sul, puderam reeditar o evento Acampamento da Juventude Gaúcha, com diversas atividades culturais e recreativas.
          Foram realizadas atividades como gincana, que mexeu com os grupos formados a partir de fitas que recebiam ao chegar, de forma a misturar os participantes e que eles fizessem novas amizades.
           A apresentação foi feita pelo Peão Lucas Vieira, que foi o animador da gincana.
            Diversos ex-peões, guris, e prendas do estado e de regiões, além dos novos componentes das entidades recentemente empossados, todos juntos, participando ativamente.
          Depois da gincana da sexta, o pessoal foi para o show do Cristiano Quevedo, enquanto outros aproveitaram para realizar uma tertúlia com musica, entre as barracas.
           Já na madrugada de sábado, todos acordaram muito cedo para desmontar os acampamentos, tomar café e se preparar para as atividades do dia.

        O acampamento foi  uma promoção do departamento jovem do MTG que foi desaparecendo, aos poucos,  sem interesse da juventude que foi, excluindo o evento.     
        Neste ano, com a gestão do Murilo Andrade e da Maria Angelica, ele foi reativado, justamente quando acontece um grande acampamento campeiro para o acendimento da Chama.

          Os jovens peões, guris, prendas, adultas, mirins e juvenis do estado aproveitaram a oportunidade para arrecadar donativos par ao povo da 3ªRT, que recentemente foram abalados com muitos desabrigados devido ás fortes chuvas. O projeto mãos gaúchas, mãos solidárias arrecadou muitos donativos.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Chama Crioula - Dicas e curiosidades

O domínio do fogo

A partir do domínio do fogo, o cérebro humano desenvolveu-se muito rapidamente, proporcionando um salto qualitativo na nossa vida. A sociedade humana, como a conhecemos, acredita-se que se estruturou a partir do momento em que o homem passou a dominar o fogo, pois este permitiu inúmeros avanços, dentre os quais, que os grupos familiares estivessem ativos durante a noite, o preparo de alimentos e bebidas, também foi usado em caçadas e para afugentar animais e grupos rivais. Mas um ponto fundamental foi seu uso na agricultura e pecuária, servindo para limpeza de áreas (sistema de coivara) e foi amplamente empregado na fundição de metais.

O simbolismo do fogo

São inúmeros os registros que mostram a importância do fogo na vida do homem. É um elemento que consome, aquece, ilumina, mas também pode trazer morte e dor, e por isso, seu simbolismo pode variar muito dependendo do contexto em que ele é usado.
O fogo é um dos quatro elementos da natureza (água, terra, fogo e ar) e que o ser humano pode produzir, fazendo uma conexão entre os homens e Deuses. A maioria dos rituais, ao longo da história, envolve uma chama eterna, e acender um fogo é equiparado com o nascimento e ressurreição. É um princípio criador por excelência, símbolo da energia vital, da purificação, da espiritualidade, do entusiasmo e do ardor.

A chama Crioula – Momento sociopolítico

O Brasil, no final dos anos 40, do século XX, estava saindo da ditadura da chamada “Era Getúlio Vargas”, que havia calado a imprensa, que prejudicava o desenvolvimento e prática das culturas regionais. Com isso, perdeu-se o sentimento de culto à regionalidade. As raízes regionais estavam em processo de esquecimento, adormecidas, reflexo da proibição de demonstrações de valores de cada um dos estados. Bandeiras e hinos dos estados foram, simbolicamente, queimados em cerimônia no Rio de Janeiro e, diante de tudo isso, os gaúchos estavam acomodados àquela situação, apáticos e sem iniciativa.
Liderados pelo jovem João Carlos D’Avila Paixão Cortes, jovens estudantes do Colégio Júlio de Castilhos, criam um departamento de tradições gaúchas, que tinha a finalidade de preservar as tradições e o campeirismo do estado, mas também desenvolver e proporcionar uma revitalização da cultura rio-grandense, interligando-se e valorizando-a no contexto da cultura brasileira.
Dentro deste espírito é que surge a criação da Ronda Crioula, que foi do dia 7, com a extinção da pira da pátria, até o dia 20 de setembro, as datas mais significativas para os gaúchos.
Paixão solicitou a Liga de Defesa Nacional para fazer a retirada de uma centelha do "Fogo Simbólico da Pátria" para transformá-la em "Chama Crioula", como símbolo da união indissolúvel do Rio Grande à Pátria Mãe, e do desejo de que a mesma aquecesse o coração de todos os gaúchos e brasileiros, até o dia 20 de setembro, data magna estadual. Nessa oportunidade, Paixão recebeu o convite para montar uma guarda de honra ao general farrapo, David Canabarro, que seria transladado de Santana do Livramento para Porto Alegre. Então, Paixão reuniu um piquete de oito gaúchos bem pilchados e, no dia 5 de setembro de 1947, prestaram a homenagem a Canabarro.

O Grupo dos Oito

O piquete que transladou os restos mortais de Davi Canabarro ficou conhecido como o “Grupo dos Oito”, ou “Piquete da Tradição”. Era formado por Antonio João de Sá Siqueira, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cilso Araújo Campos, Ciro Dias da Costa, Orlando Jorge Degrazzia, Cyro Dutra Ferreira e João Carlos Paixão Cortes, seu líder.

A Chama Crioula – acesa pela primeira vez no dia 07/09/1947

A “Chama Crioula” representa, para o gaúcho e o tradicionalista, a história, a tradição, a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo de pouco mais de três séculos. Em torno dela construímos um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que nos orgulham, de reflexão sobre a sociedade que somos e a que queremos ser.
Como um símbolo que une nosso estado, ela estará presente em todos os galpões, todos os acampamentos, todas as manifestações de amor à tradição, ardendo no candeeiro, sempre carregada de a cavalo por homens e mulheres que sabem o que fazem e o que querem.

O acendimento oficial da chama do estado

Nas comemorações do sesquicentenário da Revolução Farroupilha, um olhar diferenciado surge sobre a epopeia, novos escritos, acontecimentos e um novo reconhecimento. No inicio, os festejos duravam em torno de 13 dias (de 7 à 20/09), depois, por lei, ficou em 7. Atualmente, em Porto Alegre, o Parque da Harmonia recebe seus acampados desde o final do mês de agosto, mas é a partir do dia 7 de setembro, com o ato histórico de Paixão Cortes e o piquete da tradição, que abrem oficialmente as comemorações na capital. As atividades oficiais, pela lei, e no interior do estado, continuam acontecendo à partir do dia 14.
Muitos lugares já têm em seu imaginário que as comemorações estão acontecendo desde o momento em que é acesa a chama oficial do estrado em um sítio histórico pelo Rio Grande do Sul. Esse evento acontece sempre no final de semana mais próximo do dia 24 de agosto, data que marca o suicídio do presidente Getulio Vargas. Em 1999 o acendimento da Chama Crioula foi realizado em Pelotas, em uma homenagem ao centenário da União Gaúcha Simões Lopes Neto. Em 2000 o acendimento ocorreu em Alegrete, na “Capela Queimada”. Os dois eventos foram prestigiados pela direção do MTG, mas tiveram muita pouca participação das coordenadorias regionais. Foram eventos locais, sem grandes repercussões na mídia.
O acendimento da chama crioula se transformou em um grande evento à partir de 2001, em Guaíba, em frente a casa de Gomes Jardim, com participação das 30 RTs. Neste ano de 2014, a cidade escolhida, no congresso tradicionalista, para receber o Rio Grande e gerar a chama, foi Cruz Alta – “Terra de Erico Veríssimo”.

A busca, o translado e a guarda da Chama

Um velho ditado diz: “A união faz a força”. A busca da chama nos sítios históricos, espalhados pelo Rio Grande do Sul, demanda, na maioria das vezes, de custos operacionais. Em algumas cidades existe uma rubrica, dos festejos farroupilhas, para a busca da chama. Então, alguns grupos se fecham dentro daquela rubrica e não abrem para outros grupos irem junto buscar o símbolo. Aí começam as discordâncias na cidade.
Em outras localidades, mais organizadas, os municípios fecham com a coordenadoria regional, unem os grupos de cavalgadas, tem uma equipe para prestação de contas, e todos viajam juntos. Cabe lembrar ainda que alguns grupos simplesmente saem à cavalo pelo estado, sem roteiro pré organizado, sem pousos determinados e sem avisar a policia rodoviária sobre sua presença em determinadas rodovias.
A sugestão é que os grupos de cavalgadas se unam dentro da região, façam um grande ordenamento de despesas, organizem o trajeto antecipadamente, avisem as autoridades competentes, e façam uma grande busca da chama. Lembrando que é sempre importante o espírito de equipe, o bom senso e a camaradagem entre os cavaleiros e participantes.

O translado - As bandeiras vão à frente. A chama logo depois delas. Quem leva a chama, ao chegar, alcança o archote para alguém previamente definido que vai fazer o acendimento do candeeiro. Esse ato é, normalmente, feito logo após o hino nacional (quando for executado) e antes dos pronunciamentos (quando houver pronunciamentos). Normalmente são três falas. É comum dar-se a palavra ao comandante da cavalgada.

A ronda da chama - A ronda não é estática, ela é móvel. A ronda também pode ser entendida como o ato de trocar a chama de lugar a cada dia. A ela pode-se incluir uma serie de atividades no entorno da chama.

A guarda da chama - A guarda da chama é feita por uma ou duas pessoas que ficam paradas (no estilo militar), normalmente de lança em punho. O ideal é que a guarda seja feita durante as 24 horas, no entanto, se não houver movimento, pode ficar o candeeiro sozinho, com o galpão fechado. Enquanto houver atividades ou se a chama estiver em local aberto, a guarda é permanente. A troca de guarda deve sempre ser feita com um breve cerimonial: A entrega da lança e, a troca de lugar, deve ser feita de forma solene.

O cerimonial – Escolher alguém com boa dicção e que planeje o cerimonial antes, lendo bastante, para evitar se engasgar com as palavras na hora.
          Ao abrir, ter as informações do que está acontecendo, nominar as autoridades (da maior para a menor), ter os hinos à mão, pronunciamentos sempre da menor, para a maior autoridade (processo inverso a composição do dispositivo das autoridades).

A fala na troca de guarda – Não existe uma fala padrão, por ser neste momento, uma situação que envolve muito a emoção do que se está fazendo. Fizemos um levantamento, em algumas regiões, buscando saber o que, normalmente, eles falam quando fazem a troca de guarda, ou entregam a chama ao chegar no local determinado e, notamos que depois de uma pequena reflexão da importância daquela cavalgada que buscou a chama, ao entregar usa-se a parte final do solene juramento , utilizado em posses:

“...entrego esta chama para o fortalecimento das nossas tradições e maior honra e gloria da  nossa sagrada querência e do povo gaúcho.” – seguido de um forte “E viva o Rio Grande!”

A Chama Crioula e seus acendimentos

2001 - Guaíba, na fazenda de Gomes Jardim
2002 - Santa Maria, no centro do estado
2003 - Camaquã, na Chácara das Aguas Belas, de Barbosa Lessa
2004 - Erechim, no Recanto dos Tauras
2005 - Viamão, cidade fundamental na história do RS
2006 - São Gabriel, na Sanga da Bica, onde tombou Sepé Tiarayú
2007 - São Nicolau, 1ª redução e um dos 7 povos das missões
2008 - São Leopoldo, Terra de Colonização Alemã
2009 - São Lourenço, no casarão de Ana, irmã de Bento Gonçalves
2010 - Itaqui, o acendimento volta para a fronteira
2011 - Taquara, cinquentenário da Carta de Princípios
2012 - Venancio Aires - Capital Nacional do Chimarrão
2013 - General Câmara - Distrito Açoriano de Santo Amaro do Sul

2014 - Cruz Alta - Terra de Erico Veríssimo

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CFor para patronagens em Tupandi - 15ªRT dia 23/08

CFOR PATRONAGEM – 15ª RT
Data: 23 de agosto  de 2014
Local: a definir
Valor: R$ 40, 00 por pessoa incluído almoço

PROGRAMAÇÃO 
8:00 horas: recepção e café da manhã

9:00 horas: Jarbas Lima
O sentido e o alcance social do Tradicionalismo

10:00 horas: Iara Rott
- Constituindo  a empresa -  CNPJ
- Compromissos legais de ordem fiscal tributária:
-  RAIS – relação anual
-  IMPOSTO DE RENDA

11:30 horas: Odila Paese Savaris
Lei do voluntariado

12:00: ALMOÇO

13:30  horas: Manoelito Carlos Savaris
História do RS e Historia do Movimento
História do tradicionalismo gaúcho
Objetivos e estrutura administrativa do MTG
Organograma

15:00 horas: Josemar Basso
Gestão de pessoas: liderança, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos

16:30 :Intervalo

16:45 horas: José Roberto Fischborn
Organização de Eventos

18:00 : Encerramento

sábado, 9 de agosto de 2014

Definido o presidente da comissão executiva do ENART


Jorge Rohr (D) presidirá a comissão executiva do ENART  -  Foto: Rogério Bastos 
          O presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, juntamente com o coordenador da 5ª Região Tradicionalista, Luis Clóvis Vieira, participaram da reunião com o prefeito municipal de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, e o secretario municipal do turismo, César Antônio Cechinato, onde foi definido  Jorge Rohr, como presidente da comissão executiva do ENART 2014. A data de lançamento do ENART ficou marcado para o dia 27 de agosto.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CITG realiza encontro no Rio Grande do Sul

           Na manhã do dia 02 de agosto, na sede do MTG do Rio Grande do Sul, aconteceu o Encontro da Confederação Internacional da tradição Gaúcha.
O evento contou com a presença das seguintes autoridades:
Presidente da CITG - Sr Dorvilio Calderan 
Presidente da CBTG - Sr.João Ermelino de Mello
Presidente do MTG RS - Sr Manoelito Carlos Savaris
Presidente do FTG - PC - sra Loiva Calderan.
Vice Presidente da Confederação CITG - Sr. Carlos Arezzo, do Uruguai
Presidente da Confederação Gaúcha Argentina - Sr Adolfo Caballero
Presidente do IGTF - Sr. Rodi Pedro Borghetti.
Presidente da Sociedade Elias Regulles, do Uruguai - Manuel Rodrigues, Manollo

Classificados em Camaquã - Passaportes carimbados para Santa Cruz


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Extra! Extra! Saiu o Eco de Agosto

         Com distribuição programada já para o Encontro da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha e Inter-regional de Camaquã, o Eco de agosto já chega trazendo grandes materias:

- Neusa Secchi lança livro de folclore na Convenção;
- Programa Falando em Folclore, dia 22 de agosto, em cadeia de radios;
- Gurizada da 18ªRT apresenta projeto na Convenção #eusoudosuletonomundo ;
- Chama Crioula, dia 16 em Cruz Alta;
- Inter-regional de Camaquã e Ijui em agosto;
- A volta do Acampamento da Juventude Gaúcha;
- Campanha de doação de sangue na 7ªRT;
- Nairo fala da verdadeira participação;
- Turismo no Sul conta como foi o Acampamento Extraordinário;
- Proseando com Tenencia, "a arte de vender o peixe";
- Editorial do Presidente: Mais perguntas que respostas;
- Forum da dança: Luciano Fleck fala com o que se relaciona o sucesso;
- Tudo isso e muito mais....